A importância da controladoria jurídica na gestão dos escritórios de advocacia.

Oferecer um serviço de Excelência é um desejo de todo escritório de advocacia. Para isso, é importante que seja realizada uma boa gestão interna através do acompanhamento das atividades desenvolvidas e do desempenho da equipe.

Diante desta necessidade, tem ganhado notoriedade no mercado jurídico a implantação do setor de Controladoria Jurídica, que tem como função principal auxiliar a administração do escritório de advocacia no controle e organização de processos, bem como das atividades realizadas pela equipe técnica, trazendo resultados como a melhoria da produtividade, aumento de qualidade do serviço entregue e, consequentemente, aumento na lucratividade do escritório.

Sua atuação ocorre de forma ativa, sendo responsável direta pela administração de prazos e processos do escritório, realizando atividades como a leitura de publicações, recebimento de demandas, delegação de prazos e tarefas ao setor técnico, protocolos, emissão de guias de custas, alimentação do Software jurídico, controle de produtividade e metas, emissão de relatórios aos clientes, entre outras tarefas.

Além disso, sua organização possibilita a apresentação de indicadores concisos e necessários à gestão do escritório, podendo realizar o acompanhamento de seu crescimento, da produtividade da equipe e do atendimento às demandas dos clientes.

A Controladoria Jurídica é, portanto, o setor estratégico das atividades e da gestão do escritório, possibilitando a otimização do trabalho da equipe e um bom acompanhamento do desempenho interno, gerando mais qualidade na produção jurídica e bons resultados para alcançar a excelência aos serviços prestados.

Thayssa Brasil
Advogada Associada da MBT Advogados Associados

Deixe um comentário